Sale & Leaseback – O capital mais barato para investimento empresarial

Sale & Leaseback é uma operação imobiliária que consiste na venda de um imóvel corporativo operacional a um investidor, e alugando-o de volta, mantendo o funcionamento normal da empresa. Tem como objetivo a capitalização e liquidez, um investimento que pode possibilitar a promoção de reestruturação, reforma, saneamento de contas, fluxo de caixa aquecido para a expansão dos negócios para mercado de varejo, industrial e de serviços.

No Brasil, os proibitivos custos financeiros inviabilizam o uso de recursos bancários para financiar a expansão da empresa.

Assim sendo o dinheiro do imóvel é de longe o capital mais barato que o empresário poderá contar.

Além disso, há incontáveis vantagens como o fato de o pagamento do aluguel ser uma despesa operacional dedutíveis do imposto a pagar pela companhia.

Outra vantagem é a flexibilidade de no caso de uma expansão ou reforma. O locatário poderá negociar com o dono do imóvel esta melhoria sem necessidade de colocar a mão no bolso. É muito importante também não esquecer que o Sale Leaseback embora seja uma operação de natureza financeira, é percebida como uma operação imobiliária.

Portanto as despesas de aluguel não aumentam o nível de endividamento e não comprometem, no sistema financeiro, os índices de liquidez da empresa para empréstimos de curto prazo (como capital de giro e outros).

No Brasil como em economias mais desenvolvidas, e principalmente neste momento, faz sentido a máxima de que cada um faz o que sabe fazer.

Portanto um supermercado que realiza suas operações de varejo em um imóvel que pertence a uma outra empresa que tem como a atividade principal ser dona de imóveis para serem ocupados por companhias que realizam operações de varejo.

Exemplificando a operação Sale and Leaseback

Quantas vezes não se vê prédios abandonados de propriedade de empresas que estão em recuperação judicial ou que foram a falência?

E a pergunta é: Como algumas grandes companhias não tiveram caixa para saldar as suas dividas sendo que tinham ali um patrimônio milionário?

Por outra perspectiva podemos concluir também que não faz muito sentido uma empresa empatar um capital expressivo na aquisição ou manutenção de um imóvel operacional.

Por exemplo: vamos imaginar uma revendedora de pneus de caminhão que operem em um imóvel de 10 milhões de reais. Ela pode ser dona do imóvel ou pode ser inquilina e pagar o aluguel por ele. Se ela for proprietária do imóvel, quer dizer que ela tem um relevante capital ali parado, sem render nada.

Claro, não se pode negar que o imóvel valoriza. Todavia, uma revendedora de pneus de caminhão não tem esse intereese central. Não é negócio dessa empresa trabalhar com valorizaçao do imóvel. Aliás, tal valorização em nada afetará o real objetivo comercial da empresa. Ela não opera com imóveis, nem pode contar com a valorização de patrimônio. Afinal, ela não pretende vendê-lo para fazer dinheiro. Ou seja, por essa perspectiva, ela tem um patrimônio de 10 milhões que não estão dando o retorno proporcional.

Então, esta empresa decide desmobilizar este patrimônio e seguir ocupando o local como locatária. O principio deste conceito é que, seguindo o exemplo acima, esta empresa vai dispor de 10 milhões em caixa:

• para comprar estoques;

• treinar funcionários;

• melhorar a sua gestão;

• investir na modernização de equipamentos e sua capacidade produtiva;

• fazer propaganda;

• sanear suas contas.

Investindo na gestão do seu negócio, o resultado financeiro será maior do que os valores pagos de aluguel. Afinal a empresa cresce operando o seu negocio, pois é isso que ela sabe fazer muito bem.

Se você pensa em realizar essa negociação, seja a aquisição de imóvel já existente mediante a locação simultânea para o próprio cliente, através de um contrato atípico de longa duração, ou a venda do imóvel, desejando permanecer operando a empresa nesse mesmo local, está aí uma grande sacada para teus empreendimentos.

Pondere sobre tuas necessidades, avalie essa possibilidade e busque auxílio para essa, que pode ser uma grande estratégia de crescimento para teus negócios.


robdusiadvogado@gmail.com

2 visualizações

Telefone e WhatsApp: (011) 3082-8888

portal@conewsnity.com

Av. Dr. Cardoso De Melo, 1855, Bloco 1, Conj. 52
Vila Olímpia, São Paulo, SP, CEP 04548-903, Brasil

 

conewsnity.com   |  CNPJ: 35.692.132/0001-06

WhatsApp Conewsnity
Ouça a pronúncia "Conewsnity"
  • Linkedin | Conewsnity Portal
  • Instagram | Conewsnity Portal
  • Facebook | Conewsnity Portal
  • Twitter | Conewsnity Portal
  • YouTube | Conewsnity Portal

Somos a única agência de marketing digital no mundo que possui o próprio portal colaborativo de notícias que entrevista especialistas de diversas áreas e publica informação de utilidade pública e entretenimento.

 

Se você conhece o fato, tem a notícia. Publique