Direita e Esquerda, a Loucura que se Tornou a Política

Vivemos dias tenebrosos onde as pessoas estão entrando em conflitos devidos às preferências políticas. Um total absurdo diante das necessidades que se apresentam na sociedade em áreas como a insegurança alimentar, saúde, saneamento básico, educação e segurança.


Na verdade, a política serviria justamente para solucionar esses embaraços sociais, porém os políticos direcionam suas energias para questões das quais não resolvem os problemas e apenas chamam a atenção para conseguir votos.


A polarização política transformou as questões públicas em brigas de ideologias, ser de direita por caracterizar-se como conservador defensor da pátria, família e dos bons costumes, ou de esquerda defensor das causas das minorias e do bem estar social garantido pelo Estado e por fora uma postura liberal no sentido econômico e em defesa da plena liberdade individual. Quem está certo?


Acredita-se que a resposta mais correta seria não ignorar a essência de cada ideologia em contribuição ao debate público buscando um denominador comum que, no caso, deveria ser o melhor para a sociedade. Vale salientar que se observarmos as Leis como o todo acabam refletindo frações dessas ideologias justamente pelo fato dos Parlamentos serem constituídos por todas elas.


Por esta razão, perde-se tempo em dar crédito a embates polarizados causados pela esquerda e direita através de seus representantes e lideres populares. Vale lembrar que os políticos infelizmente defendem apenas os seus eleitores, seus pares e seus financiadores, raras exceções defendem as causas justas da sociedade, tal fato faz com que a população sofra, principalmente àqueles que não possuem o ócio necessário para defender suas ideologias devido às responsabilidades com a família e o trabalho para garantir o sustento ou sobrevivência, chegando ao ponto de não conseguirem sonhar por uma realidade diferente no futuro para atender as necessidades do presente.


O ideal seria respeitarmos a Constituição e permitir que todos tenham voz para as questões justas e dentro da Lei, porém ocorre o contrário, pessoas são inibidas pelas questões dos poderosos e somente os lideres populares possuem voz para defender as suas questões particulares e a de seus pares.


Há quem diga que a polarização na política é boa, até seria se resolvesse as questões mais importantes da sociedade, mas vemos que não resolve, basta olhar para a educação, segurança, saúde, saneamento básico, economia e a fome, aliás, impressiona o país ter o agronegócio que possui e muitos brasileiros ainda terem fome.


Os problemas serão diminuídos quando a sociedade resolver imprimir esforços, não nos conflitos, mas sim no que se deve mudar para melhorar na vida das pessoas, isso será possível através da defesa das causas que se acredita e não daquilo que ditam para se defender, a Constituição garante essa liberdade e deve ser exercida para a população ter um futuro melhor. Reflitamos essas questões para as próximas eleições.


Fontes:

https://www.dicio.com.br/direita/

https://www.dicio.com.br/esquerda/

https://www.dicio.com.br/liberal/

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm#:~:text=Art.%201%C2%BA%20A,termos%20desta%20Constitui%C3%A7%C3%A3o.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm#:~:text=ningu%C3%A9m%20ser%C3%A1%20obrigado%20a%20fazer%20ou%20deixar%20de%20fazer%20alguma%20coisa%20sen%C3%A3o%20em%20virtude%20de%20lei%3B

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm#:~:text=XLI%20%2D%20a%20lei%20punir%C3%A1%20qualquer%20discrimina%C3%A7%C3%A3o%20atentat%C3%B3ria%20dos%20direitos%20e%20liberdades%20fundamentais%3B


0 visualização0 comentário