Dicas para "Afinar" o Computador

Nas últimas décadas o mundo tem se tornado mais eletrônico, principalmente com a popularização da internet e dos computadores. Para muitos profissionais esta ferramenta de trabalho se tornou imprescindível para executar suas atividades, inclusive para este autor que elabora o presente texto.


Pois bem, sendo uma ferramenta necessária para o trabalho, é necessário que o computador esteja em pleno funcionamento, o problema é que à medida que haja o uso do mesmo, ele começa a ficar mais lento e com suas funcionalidades limitadas afetando assim o alto rendimento do trabalho.


O sistema operacional mais popular é o Windows, por esta razão este texto passará dicas para manutenção de computadores que utilizem este programa. O Windows se popularizou devido ao fato de sua interface se utilizar de janelas para acessar os programas e funcionalidades do computador, isso facilita a utilização pelo usuário não necessitando de conhecimento daqueles códigos que eram usados nos primeiros computadores.


Embora o usuário comum não visualize esses "códigos", eles continuam existindo por traz das "janelas" do Windows e nos auxiliará para aplicar as ferramentas que permitam a manutenção do computador. Passemos assim a analisar alguns deles:


1) Limpeza de arquivos da pasta “Recent": No teclado, aperte juntas as teclas Windows + “R”, abrindo a janela digite “Recent” no campo disponível e após clique em “Ok", abrindo outra janela do "Explore", selecione o conteúdo teclando Ctrl + “A”, após posicione o mouse no local dos arquivos selecionados e aperte o botão direito, abrindo a nova janela clique na opção "excluir".


2) Limpeza de arquivos da pasta “Prefetch”: No teclado, aperte juntas as teclas Windows + “R”, abrindo a janela digite “prefetch” no campo disponível e após clique em “OK" (caso o Windows tente impedir o acesso, clique em “continuar”), abrindo outra janela do "Explore", selecione o conteúdo teclando Ctrl + “A”, após posicione o mouse no local dos arquivos selecionados e aperte o botão direito do mouse, abrindo a nova janela clique na opção "excluir". Observação: Algumas pastas e arquivos não irão permitir a exclusão em razão do uso, neste caso é só optar por ignorar na janela que abrir.


3) Limpeza de arquivos da "Pasta Temporarios”: No teclado, aperte juntas as teclas Windows + “R”, abrindo a janela digite “%temp%” no campo disponível e após clique em “OK", abrindo outra janela do "Explore", selecione o conteúdo teclando Ctrl + “A”, após posicione o mouse no local dos arquivos selecionados e aperte o botão direito do mouse, abrindo a nova janela clique na opção "excluir". Observação: Algumas pastas e arquivos não irão permitir a exclusão em razão do uso, neste caso é só optar por ignorar na janela que abrir.


4) Limpeza Avançada Disco Rígido: No teclado, aperte juntas as teclas Windows + “R”, abrindo a janela digite “cleanmgr” no campo disponível e após clique em “OK", abrindo outra janela, selecione a pasta “(C)” e clique em “OK”, após ele calculará o espaço do disco rígido e abrirá outra janela, clique em “Limpar arquivos do sistema”, abrindo outra janela selecione a pasta “(C)” e clique em “OK” novamente. Ao abrir a nova janela marque todos os itens da seleção e clique em “OK”, na nova janela aberta clique em “Excluir arquivos”, depois é só aguardar o término do procedimento de limpeza que pode demorar dependendo da situação do computador.


5) Diminuir programas na Inicialização: clique com o botão direito do mouse na barra de tarefa na parte inferior da tela, abrindo a janela clique no “Gerenciador de Tarefa”, ao abrir a nova janela vai na aba “Inicializar” e desabilite os programas que julgar desnecessário selecionando-os com um clique e depois clicando novamente no botão do canto inferior direito da janela com nome “Desabilitar”, na coluna “status” é possível ver o que está ou não habilitado.


6) Desinstalar Programas desnecessários: Direcione o mouse no canto inferior esquerdo da tela e clique no botão com o símbolo do Windows, abrindo a janela clique em "Configurações" (item com o desenho de uma engrenagem), quando abrir a janela clique em "Aplicativos", aguarde o carregamento de todos os programas, selecione o que se pretende excluir e clique com o mouse, ao abrir a janela selecione "Desinstala" que o programa será desinstalado. Observação: importante verificar se o programa a ser desinstalado não é importante para o trabalho e as funções cotidianas do computador.


7) Desabilitar Aplicativos em Segundo Plano: Em "Configurações" do Windows, clique em "Privacidade", ao abrir a janela procure na listagem à esquerda a opção "Aplicativos de Segundo Plano" e clique, após carregar todos os aplicativos na tela, desative a chave do ícone "Permitir a execução de aplicativos de segundo plano" localizado na parte superior, desta forma esses aplicativos não funcionarão automaticamente, somente se acionados pelo usuário.


8) Reduzir aplicação de efeitos gráficos no Windows: No teclado, aperte juntas as teclas Windows + “E”, na nova janela aberta, especificamente na coluna do lado esquerdo do “Explore", procure a pasta “Este Computador” ou “Meu Computador” e clique com botão direito do mouse, abrindo a nova janela clique em “Propriedade”. Ao Abrir as configurações do Windows, rola a tela do lado direito para baixo com o mouse e clique em “Configurações avançadas do sistema”, abrindo a janela nova na aba “Avançado” e no campo de “Desempenho” clique em “Configurações”, abrindo a janela clique em “Personalizar” e deixe selecionado apenas os dois últimos itens da lista e clique em “aplicar” e em seguida “ok”. Finalizando o procedimento serão notadas leves alterações gráficas, mas as funções do computador continuarão ser as mesmas.


9) Desativar o Verificador de Desempenho: No teclado, aperte juntas as teclas Windows + “R”, na nova janela aberta digite “taskschd.msc” no campo disponível e após clique em “OK", abrindo outra janela clique seguidamente para abrir as pastas “Biblioteca do Agendador de Tarefa”, “Microsoft”, “Windows” e “Maintenance”. Após na janela superior do meio desabilite a função do “WinSat” clicando com o botão direito do mouse e selecionando a opção “desativar”.


10) Solucionar erros graves do Sistema: Na lupa de pesquisa do Windows localizada na barra de tarefas na parte inferior da tela, digite “cmd”, com a resposta “Prompt de Comando” clique do lado direito da janela de pesquisa “Executar como administrador” (caso solicite o “PIN”, use o mesmo que inicia o Windows ou caso o Windows solicite permissão clique em “SIM”), abrindo a tela preta digite o comando “chkdsk c:/f” e aperte a tecla “Enter", com a resposta agende a verificação digitando “s” e após aperte “Enter", desta forma, na próxima vez que o computador for reiniciado fará a verificação antes de entrar no Windows. Após a verificação, o computador vai iniciar o Windows normalmente.


11) Detectar e Excluir Vírus pelo Windows: no teclado, aperte juntas as teclas Windows +“R”, na nova janela digite “mrt” no campo disponível e após clique em “OK" (caso o Windows solicite permissão clique em “SIM”), abrindo outra janela clique em “Avançar”, seleciona “Exame geral” e “Avança”, após o término do procedimento, se encontrar vírus, opte por “Reparar arquivos infectados” e clica em “Avançar” e após “Concluir”. Observação: Esse procedimento demora e pode finalizar automaticamente se não tiver vírus.


Estes são os procedimentos mais simples para tornar o computador mais rápido segundo a capacidade dos componentes existentes na máquina, lembrando que são medidas de manutenção para serem aplicadas em pequenos espaços de tempo, podendo ser semanalmente ou de forma mensal.


Pode ser que o computador tenha erros graves de programação ou problemas nos componentes eletrônicos, nestes casos um profissional habilitado deve ser acionado para resolver, bom proveito do presente conteúdo e boa sorte na manutenção do computador.



Fontes:

https://www.youtube.com/watch?v=HyggA72ZMt0


https://www.youtube.com/watch?v=wI4aekgUz6k

1 visualização0 comentário